top of page

O poder do Glúten

O PODER DO GLÚTEN

Nos últimos meses tenho aprendido um dado muito importante, e a importância dele foi vivenciada profundamente no meu corpo. Faz vários anos que entrei em contato com mudanças no meu corpo. Desconforto abdominal, gases em excesso, abdômen saliente, compulsão por consumir pães e massas, alergias na pele e baixa imunidade.

Leituras me conduziram e mudar radicalmente minha alimentação, e adivinhe o que aconteceu? Em poucos dias mudou todo meu quadro de saúde, e o incrível, em 20 dias deixei para trás 5 quilogramas de peso. E isso sem deixar de alimentar-me, apenas mudei os ingredientes.

Estou falando de um produto presente nos seguintes cereais: trigo, centeio, cevada e aveia. É o GLÚTEN.

O GLÚTEN vem escondido em diversos alimentos que você compra no supermercado como: massas diversas, pizzas, pães (inclusive o integral), bolos, brownies, comidas congeladas diversas doces e salgadas, snacks, dentre outros.

O GLÚTEN torna a massa modelável, e isso fez com que um dos critérios de seleção agrícola seja pela presença de maior teor de GLÚTEN nestes cereais. Ou seja, estamos enfrentando um inimigo que não tinha tanta força 50 anos atrás.

Doenças que o GLÚTEN pode provocar: síndrome do intestino irritável, osteoporose, anemia, alergias, gases, fadiga, enxaquecas, depressão, ansiedade, neuropatias (doenças que lesam os nervos), artrite reumatoide e lúpus, sendo que estas últimas são doenças autoimunes, ou seja, as células de defesa do seu corpo acabam agindo contra ele próprio e o glúten desencadeia tudo isso.

Então, o GLÚTEN engorda e adoece!

Eu comprovei isso no meu próprio corpo, e nem precisei fazer consulta médica, apenas mudei a alimentação. Estou sentindo um novo vigor na minha vida. E a melhor parte disto tudo: deixei de ser compulsivo e incorporei novos hábitos na minha alimentação, agora me alimento corretamente, não mais produtos industrializados. Consegui entender aqueles que difundem a dieta paleo, os quais nos orientam a alimentação da mesma natureza do homem primitivo, antes da era agrícola. Hoje frutas e verduras fazem parte de minha alimentação de forma natural.

Como o glúten e dificulta a perda de peso? Ele inflama o corpo (em maior ou menor grau de acordo com a pessoa), aumenta a resistência à insulina atrapalhando o emagrecimento, além de que no trigo também há açúcar (amilopectina principalmente) que engorda e pode contribuir para o surgimento de diabetes e outras doenças a médio e longo prazo.

Faça o teste, alimente-se sem GLÚTEN por alguns dias, evitando:

• pão;

• massas;

• biscoitos;

• barra de cereal;

• bolos com trigo;

• macarrão com glúten;

• cerveja;

• whiskies.

Tenha muito cuidado com todo tipo de alimento industrializado, eles devem ter a anotação na etiqueta “Não contém glúten”.

Se suprimir o glúten de sua alimentação e sentir uma melhora na sua saúde, não esqueça que deverá eliminar o mesmo totalmente de sua dieta, pois pequenas quantidades da proteína que causa o desconforto pioram seu estado de saúde.

Existem no mercado diversos substitutos ao GLÚTEN:

Tapioca

Biscoito de polvilho sem glúten e sem açúcar

Mandioca cozida, cará, inhame, batata doce e mandioquinha

Pães sem glúten

Biscoitos sem glúten

Torradas de arroz e sem glúten

Flocos de quinua e de milho

Barra de quinua

Barra de granola crocante sem glúten

Fécula de batata, arroz ou mandioca

Farinha de mandioca, arroz, milho, amêndoa

Trigo sarraceno

Amido de milho

Fubá

Araruta

Polvilho doce e azedo

Quinua para tabule, quibe, saladas, sopas, etc

Farinhas preparadas sem glúten para pães e bolos

Flocos de arroz

Macarrão de trigo sarraceno, de milho ou de arroz

Você não perde nada fazendo o teste, na realidade, mesmo não sendo alérgico(a), no mínimo vai emagrecer.


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page