Por quê o nosso cérebro toma decisões irracionais?/
- Alejandro Francisco Rubio
- Sep 25, 2016
- 2 min read
Imagine a seguinte situação, você está no mercado analisando a compra de um determinado tipo de alimento, uma prateleira muito bonita e colorida propõe a análise de pelo menos 30 tipos diferentes, em caixas e pacotes vistosos com informações qualitativas e quantitativas pouco claras.
Nesta época de crise preço é fundamental, para complicar os fabricantes tomaram a determinação de modificar as embalagens para mais ou para menos e entregar quantidades menores do produto.

Nosso cérebro anda a mil por hora, e está confuso. Qual é a melhor alternativa? Cálculos matemáticos diversos são feitos de forma subconsciente para ajudar na melhor escolha. No final do processo, com toda essa confusão acabamos fazendo uma escolha pouco conveniente e somente percebemos o erro na hora de chegar a casa. O que aconteceu?
Nosso cérebro trabalha sempre na perspectiva de falta de energia, ele é o grande consumidor de energia do nosso corpo. Acabar a energia de que ele precisa para trabalhar pode se transformar na antessala da morte, ele não pode parar, simples assim. A tomada da decisão final é um processo que envolve um consumo exagerado e instantâneo de energia, nesta hora o cérebro de forma automática repete a decisão que já executou inúmeras vezes: vai pela trilha neuronal pré-fixada, o caminho de menor resistência, que nem sempre representa a melhor opção.
Isto explica as escolhas erradas na alimentação, nas compras, nos relacionamentos. E faz todo o sentido se colocamos neste ambiente as emoções, adoro o produto que consumia na infância e não consigo mudar a preferência embora esta outra parecesse ser mais conveniente. Adoro as vibrações que esta pessoa me traz, pois me faz lembrar a proteção que sempre senti em casa. Fica esclarecido assim que o cérebro usa sempre o caminho do menor esforço para a tomada da decisão final, desta forma, a escolha foi irracional.
Pense no impacto na sua vida desta forma de fazer as escolhas e vai entender-se melhor.
Comentarios